quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Renovação de convênio garante continuidade da Ronda de Proteção Escolar da GMN

Secretárias da Semdes, Sheila Freitas, e da SME, Cristina Diniz, assinaram a renovação do convênio

A Prefeitura assegurou a continuidade do trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) junto as escolas municipais da capital. Para isso foi firmado na manhã desta quarta-feira (14), um novo convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento da Ronda de Proteção Escolar (Rope), operacionalizada por guardas municipais.

A renovação do convênio foi concluída com as assinaturas das secretárias da Semdes, Sheila Freitas, e da SME, Cristina Diniz. Com isso continuarão sendo empregados diariamente guardas municipais, armamento e viaturas exclusivas para patrulhar as escolas municipais e os centros de educação infantil da cidade. No total, 146 unidades pedagógicas, sob a responsabilidade da Prefeitura do Natal, seguem sendo policiadas pela GMN.


De acordo com Sheila Freitas, a Prefeitura do Natal entende que a segurança na escola e no seu entorno é importante para o funcionamento das atividades educacionais. “O Rope vem mostrando um trabalho sério, integrado e elogiado por toda a comunidade escolar que reconhece maior segurança nas escolas”, comentou.

O Rope cumpre sua missão atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.


Um ponto importante é que o patrulhamento do Rope beneficia não somente a comunidade escolar, mas também as pessoas que residem próximo às escolas, além das áreas públicas circunvizinhas a essas unidades já que toda a área das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esportes, prevenindo dessa forma, a comunidade contra atos criminosos e de violência, e fazendo com que a escola funcione de maneira segura.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: