segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Secretária da Semdes participa de audiência sobre combate à violência contra a mulher

Audiência reforça ações do Agosto Lilás voltado às mulheres

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal do Natal organizada pela Frente Parlamentar da Mulher onde foram debatidas as políticas públicas voltadas às mulheres. Entre os temas discutidos no encontro estavam o fortalecimento dos trabalhos de cooperação, a violência doméstica, as mulheres afrodescendentes, rurais, indígenas, idosas e a participação das mulheres na política.

O Rio Grande do Norte está nas primeiras colocações na lista de assassinatos contra mulheres. O estudo feito pelo Atlas da Violência mostra que houve um crescimento na taxa de homicídio contra pessoas do sexo feminino. Foi um aumento de 214,4% de 2007 para 2017, saindo de 2,6 casos por 100 mil habitantes para 8,3. É o 2º maior crescimento do país, junto com o Acre, ficando atrás apenas de Roraima. Em 2007 foram 42 ocorrências dessa natureza, contra 148 em 2017.

Houve ainda, segundo o levantamento, um aumento na quantidade de casos de assassinatos de mulheres negras no RN. Eram 25 registros em 2007, que saltaram para 129 dez anos depois. Por grupo de 100 mil habitantes, a taxa indica um aumento de 385,3%.

A audiência contou ainda com a participação das vereadoras Júlia Arruda, Divaneide Basílio, Ana Paula Araújo e Eleika Bezerra, além da promotora Érica Canuto, da secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Mulher, Jandira Borges, da vice-coordenadora do Coletivo Nísia Floresta, Isabella Lauar, entre outras.

O mês de agosto é marcado pela criação da Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2006. Em referência a essa data é realizada anualmente a Campanha Agosto Lilás, que tem por objetivo fomentar a discussão sobre violência contra a mulher. 


Texto: Assecom GMN com informações da Assecom CMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: