quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Reunião define ampliação das atividades da Ronda de Proteção Escolar da GMN

Secretaria Sheila Freitas se reuniu com o Comando da GMN e com a coordenação do Rope

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) está passando por uma reformulação com o intuito maximizar as ações de segurança preventiva empregadas pelo pelotão nas escolas municipais da capital. Para isso, foi realizada uma reunião no gabinete gestor da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) onde se fizeram presentes a titular da Semdes, Sheila Freitas, o comandante da GMN, Alberfran Grilo, e os coordenadores do Rope/GMN.

Na oportunidade, foram tratadas pautas de melhoria no serviço, novos direcionamentos de ação englobando medidas de patrulhamento ostensivo com intervenções pedagógicas nas escolas, além do emprego de uma roupagem mais próxima para atender as demandas correntes da comunidade escolar. Dentro dessa ótica, foi empregado um sistema de gestão descentralizada com uma coordenação geral e outras quatro coordenações por área administrativa.

Um dos diferenciais dessa nova forma de construção da paz nas escolas implantadas pela secretária Sheila Freitas, é a ação pedagógica sistemática, que agora passa a ser perene e compreende o arcabouço das diárias operacionais investidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no efetivo de guardas municipais responsável pela operacionalização das atividades. “Nossa intenção é ampliar ainda mais a eficiência e a efetividade da Ronda de Proteção Escolar levando mais segurança e paz social para as escolas municipais”, comentou a secretária Sheila Freitas.

Atualmente, são 146 escolas municipais e Centros de Educação Infantis (CMEIs) patrulhados diariamente pela Guarda Municipal. Toda ação consiste em dificultar e inibir que alunos, professores, servidores e familiares dos estudantes venham a ser vítimas de violência na entrada, na saída ou dentro das escolas, como também combater o tráfico e o consumo de entorpecentes em áreas situadas nas adjacências das unidades escolares.

Outra importante iniciativa realizada são as atividades de integração entre a comunidade escolar e a corporação que agora devem ser mais intensificadas. O trabalho consiste na apresentação de palestras direcionadas a crianças do ensino infantil até adolescentes matriculados no ensino fundamental. Essa ação é coordenada pelo comando da Ronda de Proteção Escolar.

A reunião contou ainda com a participação da chefe de gabinete da Semdes, Luciana Lima, com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, e o coordenador-geral do Rope/GMN, Manoel Menezes.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: