quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comandante GMN participa de cerimônia alusiva aos marinheiros mortos em guerra

Comandante GMN, Izaac José Duarte, Subcomandante da PM, Cel. Belarmino, comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, e o capitão PM Jaércio.

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Izaac José Duarte, participou nessa segunda-feira (23), ao lado da GM Graça Soares, da solenidade realizada pelo comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil em homenagem a memória dos marinheiros mortos em guerra. O evento aconteceu a bordo do navio rebocador de alto mar Triunfo, onde militares da reserva atiraram coroas de flores na foz do rio Potengi.

A cerimônia foi prestigiada por militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, ex-combatentes, além de convidados civis. A homenagem foi seguida pela Ordem do Dia com mensagem relatando o histórico dos embates ocorridos ao longo dos anos e ao final sendo executados três descargas de fuzilaria pela artilharia da Marinha e uma oração proferida pelo capelão naval.

A Marinha do Brasil realiza essa cerimônia anualmente, no aniversário do naufrágio da Corveta Camaquã, em 21 de julho de 1944, data que ficou consagrada à memória daqueles que perderam suas vidas no mar, em guerra. No curso da história, muitos marinheiros brasileiros tombaram em operações de guerra, desde a luta pela consolidação da Independência até a Segunda Guerra Mundial, incluindo episódios como a Batalha Naval do Riachuelo.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: