quinta-feira, 12 de julho de 2012

GMN amplia em 240% o atendimento de ocorrência via Ciosp

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) divulgou nesta quinta-feira (12) o relatório estatístico das ocorrências atendidas no mês de junho pela GMN via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O documento aponta para um acréscimo de 240% nas situações de emergência atendidas pela corporação em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foram 212 circunstâncias de crise onde a guarda municipal teve que atuar para preservar e manter a segurança pública na capital. As ocorrências trataram de apoio a órgão público, situação envolvendo criança e adolescente, solicitação de policiamento, assistência a estabelecimento municipal, roubo, invasão, dano e depredação, lesão corporal, além de ameaça, entorpecente e drogas afins, perturbação do sossego alheio e auxílio à pessoa desamparada.

Os dados também informam que os bairros que mais solicitaram apoio da GMN foram os de Felipe Camarão, Potengi, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul e Neópolis, respectivamente. Já as ruas e avenidas onde os guardas municipais tiveram que realizar o maior número de intervenções foram a Prudente de Morais, a Jaguarari, e a João Medeiros Filho. Outra quadro apresentado no relatório trata do dia da semana onde houver maior quantidade de ocorrências, sendo a quinta-feira apontada nos horários de 14h e 20h.

O coordenador da GMN junto ao Ciosp, CGA Elson, realizou ainda o levantamento das chamadas atendidas pelos guardas municipais lotados no teleatendimento e contabilizou um número exato de 1.900 ligações recebidas via 190, o que comprova ainda mais a contribuição da instituição na promoção da segurança pública na capital. “Ressaltamos que esse número envolve os mais variados tipos de ocorrências que de acordo com sua especificidade é enviada a instituição competente para promover a solução do caso”, disse.

Segundo o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, a ampliação da quantidade de ocorrências atendidas pela GMN se deve ao posicionamento responsável da instituição e de seus agentes comprometidos com a segurança pública do município. “A tendência é que a guarda municipal esteja cada vez mais presente na prevenção e repressão qualificada da violência contra o cidadão e isso se traduz nos números apresentados”, visualizou.

Outro ponto lembrado pelo subcomandante Cruz é que os números retratam a atuação da GMN somente no Ciosp ficando fora das estatísticas às operações e ordens de serviço cumpridas cotidianamente pela instituição.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: