terça-feira, 3 de julho de 2012

Operacional realiza treinamento no Ciosp

Comandante da GMN, Izaac José Duarte, ao lado do secretário da Semdes, Carlos Paiva.

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) que atuam no serviço operacional de rua passaram nesta terça-feira (03) por um treinamento de comunicação e procedimentos legais da ação policial (03) oferecido pela equipe técnica do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O aperfeiçoamento aconteceu no auditório do quartel do Comando Geral da Polícia Militar e contou com uma carga horária de 5h aula.

Guardas municipais que atuam no serviço operacional participaram do aperfeiçoamento.

O momento reuniu cerca de 100 guardas municipais lotados na Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Grupamento de Ação Tática (GAT), Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) e Supervisão, além dos agentes da Base comunitária 02 e área de lazer do conjunto Panatis.

No total foram apresentadas quatro palestras ministradas de forma seqüenciada, abordando todo o processo desenvolvido dentro do Ciosp, acrescentando ainda aspectos legais e procedimentos do agente de segurança diante das ocorrências enfrentadas.

Capitã Pettran Barbosa e Major Heriberto Rodrigues concederam palestras.

A subcoordenadora de Administração do Ciosp, capitã Pettra Barbosa, foi a primeira a se pronunciar falando sobre as Funções e Atribuições do Ciosp. Ela traçou um histórico do órgão passando pela estrutura física, área de atuação, supervisão e sistema de despacho, estatística e análise criminal. “O Ciosp integra toda a região metropolitana de Natal com uma transmissão digital criptografada, o que traz qualidade e segurança a comunicação”, disse.

Sargento Douglas e Reginaldo Bauduíno do Itep também passaram informações.

O segundo palestrante foi o Gerente Operacional do Ciosp, major Francisco Heriberto Rodrigues, que ministrou informações sobre o funcionamento do Ciosp, procedimento operacional e orientação jurídica. O major se deteve em aspectos de relevância para o trabalho desenvolvido pelo profissional de segurança pública, apontando, principalmente, para a atuação legal do agente diante das ocorrências apresentadas. “O policial deve se resguardar na legalidade para que possa fundamentar sua ação caso ela venha a ser questionada”, alertou.

Já o coordenador de Comunicação do Ciosp, sargento Douglas, tratou da postura padrão do agente de segurança que faz uso do sistema de comunicação de urgência, se detendo na enumeração de procedimentos éticos que devem permear a utilização da radiocomunicação policial.

CGA Francineide, Comandante da GMN, Izaac José Duarte, CGA Menezes e o CGA Elson.

Por fim, o Gerente Operacional do Itep no Ciosp, Reginaldo Bauduíno, concluiu o ciclo de palestras abordando o tema: Procedimentos do Itep, Isolamento de Local de Crime e Procedimentos Vítima/Agressor. “O agente de segurança pública precisa ter responsabilidade no isolamento do local de crime, pois essa medida é de vital importância para a elucidação do delito”, comunicou.

A capacitação contou com a participação do titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, do comandante da GMN, Izaac José Duarte, do subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, e do coordenador da equipe da GMN no Ciosp, CGA Elson.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: