quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Guardas municipais e fiscais ambientais proseguem com a operação Arrasta Paredão

Operação foi realizada na orla e em alguns bairros da capital.
Dando continuidade com a Operação Arrasta Paredão, os fiscais ambientais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município (Semurb) e guardas municipais percorreram no último final de semana todas as praias urbanas da capital, a rodovia João Medeiros Filho, além dos bairros Neópolis e Alecrim. A ação, que contou com o apoio dos agentes do Grupamento de Ação  Ambiental (GAAM/GMN) e da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN), aplicou diversos autos de infração e apreendeu equipamentos de som veicular, conhecidos como paredões de som.

Na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte, os agentes fiscalizaram cinco estabelecimentos que tinham música ao vivo sem as adequações acústicas exigidas pelo Código de Meio Ambiente ou que estavam permitindo o uso de paredões de som em suas dependências, enquanto os proprietários dos veículos consumiam nos respectivos ambientes. Por ocasião dessas abordagens, foi identificado um policial militar fazendo uso de um potente equipamento de som, o militar foi autuado por descumprir a Lei Municipal 6246/2011, que proíbe o uso paredões de som em logradouros públicos ou locais privados de acesso público no Município do Natal.

Vários auto de infração foram lavrados durante a operação.
Por meio de uma denúncia, os agentes chegaram a uma casa de show no limite de Natal com o Município de Extremoz, onde já havia uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAM/PMRN) em procedimento fiscalizatório. Nesse local, apreenderam mais um paredão e autuaram o estabelecimento por funcionar sem a necessária Licença Ambiental de Operação.

Da Zona Norte, as equipes seguiram para as praia do Forte, Meio, Artistas, Areia Preta, Miami, Via Costeira e Ponta Negra, onde segundo os fiscais a situação estava tranquila. Já nos nos bairros de Monte Belo e Neópolis, Zona Sul da cidade, dois paredões foram apreendidos em uma área residencial. Verificou também o funcionamento de um festa no Bairro Alecrim, Zona Leste, onde moradores denunciam o funcionamento do Bar do Negão, produzindo poluição sonora em uma rua também residencial.

Em Natal, paredões de som e o funcionamento de estabelecimentos sem Licença de Operação ou produzindo ruídos incômodos são proibidos por lei. Denúncias podem ser realizadas no número da Ouvidoria da Semurb: 3232 9183.


Fonte: Assecom PMN.


Nenhum comentário: