quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Comandante participa de curso 'Primeira Resposta a Incidentes Terrorista' em Brasília



Comandante GMN, João Gulderlan.

O comandante geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, foi o servidor indicado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Natal (Semdes) para participar do curso “Primeira Resposta a Incidentes Terroristas” promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça. A capacitação, que vai ser realizada em Brasília/DF, inicia na próxima segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (04 de outubro).

O curso visa capacitar agentes para responderem a um possível incidente terrorista, tendo este à capacidade de iniciar as operações de mitigação, contenção e evacuação de maneira segura, como também identificar baixas e tratar de vítimas fazendo uso de protocolos médicos de primeiros socorros. O treinamento ainda busca preparar o operador de segurança pública para aplicar técnicas de coleta e preservação de provas.

A capacitação conta com uma carga horária de 40h/aula onde serão ministradas instruções que destacam as temática de habilidades básicas necessárias para responder com segurança a um ataque terrorista, diferenças entre o primeiro socorrista a responder e a primeira resposta, procedimentos e ações de segurança na cena de um incidente terrorista, melhores práticas para a coleta e preservação de provas, sensibilização sobre técnicas de busca e salvamento, noções de primeiros socorros e triagem médica, além de exercícios de tabletop para identificar eventuais conflitos dentro das equipes de primeira resposta.

De acordo com o comandante Gilderlan, o curso traz informações importantes para os gestores de segurança pública onde vai ser realizado os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. “É uma qualificação necessária para todas as instituições que vão atuar na promoção da segurança dos torcedores e na preservação do patrimônio público. Estamos cientes de nossa responsabilidade e a GMN e a Semdes vem buscando a capacitação para cumprir nossa missão com eficiência”, disse.

O curso foi produzido dentro de padrões internacionais de protocolo, sendo similar ao First Response to Terrorist Incidents e tem como foco principal o evento Fifa 2014 que vai ser realizado em várias capitais do país.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: