terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mais 75 guardas municipais iniciam Estágio de Qualificação de 80h


Curso renova porte de arma de fogo desse contingente.

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou nessa segunda-feira (09) o Estágio de Qualificação Profissional com carga horária de 80 horas voltado para um contingente de 75 guardas municipais. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal (DPF\RN) e a Prefeitura Municipal do Natal, que prevê anualmente curso de reciclagem de todo o efetivo, com intuito de manutenção do porte de arma de fogo institucional.

A equipe técnica do Subcomando de Intrução da GMN elaborou a matriz curricular do aperfeiçoamento operacional, que foi submetida à apreciação do setor responsável da Polícia Federal e plenamente aprovada. As disciplinas abrangem um conteúdo teórico e prático com ênfase no manuseio e utilização do armamento letal, abordando ainda as temáticas de Técnicas de Abordagem Policial, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros.

Cada guarda vai ser ainda submetido à reciclagem no uso do armamento letal com a deflagração de vinte tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções são ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e conta com a participação dos profissionais do Samu/Natal (Primeiros Socorros) e da Polícia Militar (Tiro Prático).

Duas turmas estão recebendo instruções.
O curso segue até o dia 27 deste mês. Os procedimentos teóricos vão ser desempenhados de segunda a sexta-feira no turno da manhã (7:30h às 12h) na Faculdade de Natal (Estácio Zona Norte), situada na rua Henrique Dias, s\n, no bairro de Igapó.

Segundo o subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, a capacitação esta plenamente adequada à carga horária do serviço desenvolvido pelo guarda municipal e compreendida dentro da escala operacional no efetivo convocado. “A capacitação faz parte do serviço do agente e este deve comparecer devidamente uniformizado de acordo com o exigido em cada instrução. Ressaltamos ainda que esses guardas já dispõem do porte de arma de fogo com validade em todo o RN e que o Curso vem como uma ferramenta de renovação desses portes”, alertou.

Neste ano, já passaram pelo Estágio de Qualificação Profissional 95 guardas municipais, que finalizaram a capacitação em agosto. O adestramento ocorre de forma contínua.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: