sexta-feira, 16 de setembro de 2011

GMN e Semurb flagram poda irregular realizada pela UFRN

UFRN pode ser multada por poda irregular em área de proteção ambiental.


Equipe do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM\GMN) composta pelos GM's Ney, Orestes e Cássio, flagrou na tarde da última segunda-feira (12), no anel viário do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma poda irregular de duas árvores de porte médio, localizadas na área de abrangência da Zona de Proteção Ambiental 02 (ZPA 02), Parque das Dunas.


A poda estava sendo realizada por uma empresa contratada pela UFRN, que justificou estarem os espécimes com parte de sua estrutura voltada para a pista de rolamento, o que estaria gerando prejuízos às empresas de ônibus que fazem aquele itinerário.


Uma equipe de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), compareceu ao local e efetuou o levantamento dos vegetais podados. Segundo os fiscais, teriam sido podados irregularmente uma Jurema Branca com Diâmetro à altura do Peito (DAP) de 13 cm e uma Andiroba, com 18 cm. A poda estava sendo realizada com motosserras.


“Tratam-se de indivíduos adultos, carecendo de um tratamento fito-sanitário. No entanto, a poda de qualquer espécime vegetal em Natal deve ter anuência do município, e ser acompanhada por um técnico responsável, o que não é o caso aqui”, afirmou o fiscal Gustavo Szilagyi.


Szilagyi disse ainda que as informações colhidas em campo vão ser levadas a supervisão da Semurb, que vai informar o tipo de tratamento a ser dado no caso. A UFRN pode ser multada pela prática de poda ilegal, sendo o valor da multa entre R$ 150,00 e R$ 300,00 por indivíduo.


O guarda municipal comandante da viatura de patrulhamento do GAAM\GMN, GM Ney, informou que este tipo de flagrante tem sido um fato rotineiro e alerta a população para a necessidade de se procurar a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para licenciar este tipo de ato. “A população pode denunciar a prática de poda irregular ou abate de vegetais diretamente para a Guarda Municipal através do telefone 190 do CIOSP, que de imediato será deslocada uma viatura da GAAM para o local”, garantiu.



Texto: Semurb (AFAUNA) com algumas alterações da Assecom GMN.


Nenhum comentário: