A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou no último final de semana uma operação de combate a venda de animais silvestres em feiras livres da capital. A ação foi iniciada no conjunto Santa Catarina, zona Norte da cidade, onde foram apreendidos 42 pássaros da fauna nativa, 27 viajantes (espécie de pequena gaiola utilizada no transporte das aves) e 17 gaiolas.
Onze agentes se deslocaram em três viaturas de patrulhamento, onde foi efetivado um cerco em pontos estratégicos da feira. Uma equipe entrou a pé no local, onde havia informações da prática do comércio ilegal de animais silvestres. “Na hora que chegamos os vendedores se dispersaram não sendo possível a identificação dos mesmos. É necessário que haja um serviço de inteligência descaracterizado, visto que eles contam com olheiros que observam a chegada de qualquer tipo de fiscalização”, alertou o GM Eugênio.
Aves estavam acondicionadas em pequenos espaço exposto ao sol.
As 42 aves apreendidas foram levadas e entregues sob a responsabilidade da equipe técnica do Aquário Natal e todo o material utilizado para o transporte e acondicionamento dos pássaros foram retirados do local e posteriormente inutilizados. “Não entregamos os pássaros ao setor competente do IBAMA, como é o procedimento padrão, por o mesmo ainda não ter voltado à normalidade quanto ao recebimento de espécimes apreendidas”, alegou o guarda municipal Eugênio.
Três viaturas foram utilizadas na operação.
A GMN deve continuar nos próximos finais de semana com esse tipo de intervenção nas feiras livres da capital, objetivando inibir delitos referentes ao meio ambiente. O Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da instituição vem sendo o responsável pela prevenção e combate a crimes ambientais no município. Durante a operação participaram ainda agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Grupamento de Ação Tática (GAT).
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário