segunda-feira, 5 de setembro de 2011

GMN flagra crime ambiental na zona Norte

Caminhões caçambas apreendidos durante a operação.

Viaturas da Guarda Municipal do Natal (GMN) foram deslocadas na manhã deste domingo (04) para Zona de Proteção Ambiental 09 na área que compreende a planície de inundação do Rio Doce, Zona Norte da capital. No momento foram flagradas quatro caçambas despejando resíduos sólidos de construção civil dentro da extensão de amparo ambiental.

Os agentes da GMN realizaram abordagem e revista nos condutores dos veículos e a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou em flagrante os responsáveis pelo crime ambiental. O delito corresponde à infração enquadrada no artigo 62 do Decreto Federal 6.514/08, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais com penalidade de multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. O crime também é tipificado no Código Municipal de Meio Ambiente do Natal.

Área do rio assoreada por despejo de material sólido.

O subcomandante do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), CGA Ivanaldo, informou que o local alvo da ação delituosa encontra-se bastante agredido e trata-se de um afloramento superficial de águas pluviais que irrigam o leito do rio doce. “Podemos constatar a grande quantidade de resíduos sólidos dentro da nascente assoreando o leito do rio e impedindo o deslocamento contínuo de fluxo para o efluente principal que tem como destino final o rio Potengi”, comentou.

Agentes do GAAM/GMN no local do delito.

Os quatro caminhões caçambas foram apreendidos e conduzidos em comboio pela escolta de viaturas da GMN para a área do estacionamento privativo do Parque da Cidade do Natal, na zona Sul da cidade. “Os veículos permanecerão apreendidos aguardando a decisão judicial ou administrativa através da Semurb”, concluiu o CGA Ivanaldo.

Participaram da operação guardas municipais dos grupamentos de Ação Ambiental (GAAM), Ação Tática (GAT) e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: