quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Parceria do GAAM/GMN e IBAMA deve ser reativada

Reunião com representantes do IBAMA e do GAAM/GMN.

O comando do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) participou de uma reunião no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O momento serviu para debater o retorno do convênio de parceria entre as duas instituições, buscando combater delitos ambientais na capital potiguar.


Durante o encontro ficou acertada a composição de cursos e palestras ministradas pelo corpo técnico do IBAMA direcionadas aos agentes do GAAM/GMN. Os temas a serem abordados serão os relacionados a Geoprocessamento, Identificação de Mata Atlântica, Leis de Crimes Ambientais, Licenciamento Ambiental, Identificação de Madeiras e Coordenadas Geográficas. “Está medida visa proporcionar maior qualificação aos agentes operacionais do GAAM, buscando o nivelamento de conhecimentos e eficiência no trabalho realizado”, afirmou o comandante do GAAM/GMN, CGA Alexandre Melo.

O pelotão operacional do GAAM/GMN já atuou em parceria com o IBAMA reprimindo crimes ambientais relacionados ao combate à pesca de lagosta durante o período de defeso (Tempo em que fica proibida a pesca do crustáceo para garantir o processo de reprodução), apreensão de pássaros e animais silvestres em feiras livres e de galos utilizados em rinhas de briga. O apoio foi suspenso devido ao processo de regularização do porte de arma de fogo da GMN, onde toda a corporação teve que passar por uma qualificação específica. “Agora com a legalização do porte de arma o convênio pode ser reiniciado”, ressaltou o coordenador operacional do GAAM/GMN, Elias Cordeiro.

A reunião contou ainda com a presença do chefe do Sistema Integrado de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização do IBAMA (Sicaf), Alexandre Rochineski, do adjunto do Sicaf, Marcelo Lira, chefia de operações do IBAMA, Afralquizio Márcio, subcomandante do GAAM/GMN, CGA Ivanaldo, e do agente operacional do GAAM/GMN, A. Souza.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: