segunda-feira, 25 de maio de 2015

Trabalho da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal é apresentado na Semdes

O 2º Supervisor da GMN, Bruno Tavares, apresentou o serviço do Rope/GMN
A coordenação operacional da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) apresentou, na última sexta-feira (22), ao titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, o relatório de serviços realizados pelo pelotão. A iniciativa tem o objetivo de mostrar o planejamento do trabalho diário e buscar mais investimentos no intuito de ampliar as ações de segurança preventiva junto à comunidade escolar.

A apresentação foi realizada pelo 2º Supervisor da GMN, Bruno Tavares, que pontuou um resumo do trabalho de policiamento comunitário implantado nas escolas municipais de Natal. O documento mostrou o efetivo utilizado diariamente, como também as viaturas, material de comunicação, de proteção individual e o armamento letal e menos que letal portado pelos guardas municipais.

Secretário Osório Jácome acompanhou atento a apresentação
O supervisor Bruno deixou clara a dinâmica do planejamento realizado no Rope/GMN, que trabalha com guardas em ponto fixos nas escolas com registro de maiores problemas de violência, como também com viaturas de patrulhamento distribuídas nas quatro zonas administrativas da capital. “Fazemos um rodízio e aquelas escolas que passaram por alguma situação de ameaça ou violência, além da pronta resposta dada pelas viaturas, nós escalamos guardas para fazer a segurança fixa no dia seguinte”, explicou.

Na exposição também foi demonstrada por meio de imagens, vídeos e áudios a aproximação dos guardas municipais com estudantes, professores e servidores da educação. Alguns elogios ao trabalho do Pelotão foram expostos com os depoimentos de mães de alunos e diretores escolares, e ainda apresentadas diversas armas brancas apreendidas pelos guardas municipais com pessoas nos arredores das unidades pedagógicas.

Logo após a apresentação, o secretário da Semdes, Osório Jácome, deliberou medidas para ampliar ainda mais o trabalho de segurança preventiva. A intenção é incorporar no Rope/GMN o uso de motocicletas. “Vamos analisar essa alternativa e acreditamos que logo, além das quatro viaturas já empregadas no patrulhamento das escolas, vamos colocar mais três motocicletas”, definiu.

A Ronda de Proteção Escolar (ROPE) atua com o objetivo de coibir atos de violência nas proximidades das escolas municipais ou nelas próprias, combate brigas de torcidas organizadas com alunos envolvidos e casos de tráfico de drogas nas redondezas das 145 unidades de ensino municipais.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

Nenhum comentário: