sexta-feira, 29 de maio de 2015

Semdes e GMN participam do I Workshop sobre Gestão de Segurança Pública


Secretário da Semdes, Osório Jacome, ressaltou a importância da integração dos órgãos de segurança pública

Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Guarda Municipal do Natal (GMN) participaram durante toda essa quinta-feira (28), do I Workshop sobre Gestão de Segurança Pública, realizado pelo estado do Rio Grande do Norte, na Escola de Governo.

Na oportunidade, o consultor José Luiz Raton apresentou o Diagnóstico e Análise da Percepção do Crime e da Segurança Pública no RN. O relatório trouxe dados oficiais coletados no período de 2000 a 2014 que retratam a situação do crime e da violência presentes no Estado. As informações apontaram para o crescimento dos delitos, o que se deu em todos os estados da região Nordeste.

A apresentação realizada por Luiz Raton mostrou que Natal, Mossoró, Extremoz, São José do Mipibu, Ceará-Mirim, Baraúna, Macaíba e São Gonçalo do Amarante são os municípios mais violentos, tomando como base as taxas de homicídio. As microrregiões de Natal, Mossoró e Macaíba são responsáveis por aproximadamente 84% de todas as ocorrências de crimes violentos letais intencionais que aconteceram no Rio Grande do Norte.

Workshop debateu ações de segurança pública e combate a violência
O titular da Semdes, Osório Jácome, destacou a importância da conferência para o planejamento de estratégias e a construção de políticas públicas de segurança. O secretário ressaltou a necessidade da integração cada vez maior dos órgãos de segurança pública das três esferas do poder público, além do investimento em inteligência, novas tecnologias e no aprimoramento da gestão. “A União, os estados e municípios precisam pensar segurança pública de forma integrada, utilizando as ferramentas de inteligência de maneira eficiente para que o processo do crime e da violência sejam realmente contidos”, advertiu.

Já o comandante da Guarda Municipal do Natal, João Gilderlan Alves de Sousa, enfatizou a necessidade de socialização entre os órgãos de segurança pública dos dados estatísticos que identificam as manchas de criminalidade dando ciência a gestão onde se deve ampliar as ações de segurança. “O workshop trouxe informações importantes sobre Natal e isso deve melhorar as medidas de segurança que serão efetivadas de agora em diante”, acredita.

O I Workshop sobre Gestão de Segurança Pública foi concluído no final da tarde após a realização dos grupos de trabalhos temáticos, onde os participantes discutiram medidas, estratégias e sugestões direcionadas a eficiência da segurança pública.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: