segunda-feira, 23 de março de 2015

Secretário da Semdes deixa cargo e emite nota de agradecimento

NOTA DE AGRADECIMENTO


Gratidão é a palavra pela oportunidade que o Prefeito Carlos Eduardo me concedeu de poder gerir a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) nos últimos 10 meses e com isso contribuir com a sociedade natalense.

Paulo César Ferreira passou 10 meses comandando a Semdes
Recordo-me que no momento do convite ponderei por ter que me afastar do cotidiano da advocacia, na qual milito com dedicação, amor e empenho desde o ano de 2000, porém assumi a responsabilidade e a missão que me foi concedida, e dessa forma posso dizer que deixo a Semdes com a sensação de dever cumprido. Com a certeza de ter realizado um trabalho digno para a Defesa Civil do Município, para a Guarda Municipal do Natal e, principalmente, para os cidadãos e cidadãs que precisam do auxílio e do serviço dessas instituições.

Assumi a Semdes em 03 de junho de 2014, em um momento de crise, visto que, tive que enfrentar de imediato uma greve dos agentes da Guarda Municipal do Natal, diante de um momento crucial para a nossa capital, pois estávamos às vésperas do início do maior evento esportivo do mundo, a Copa Fifa 2014.

Com respeito, diálogo e firmeza conseguimos negociar e transpor essa primeira barreira, e com isso, atuar de forma conjunta com outros órgãos de segurança pública durante a Copa 2014. Colocamos estrategicamente agentes de serviço em todos os dias do Mundial, principalmente no Fifa Fan Fest, que foi realizado de maneira segura, sem ocorrências graves e com o planejamento e a atuação exemplar da Guarda Municipal.

Logo após, nos deparamos com a situação de Mãe Luiza. O deslizamento de terra que prejudicou a moradia de várias famílias. Nesse caso, também estivemos lá, dia e noite. Acionamos a Defesa Civil e com competência retiramos do local de crise homens, mulheres e crianças. Preservamos vidas, distribuímos o auxílio necessário às famílias atingidas e contamos com um saldo positivo de nenhuma vítima. Trabalhamos na situação cotidianamente com ações empreendidas pela Defesa Civil e pela Guarda Municipal, e no final, podemos ressaltar o grau mínimo de perda que poderia gerar um evento daquela magnitude.

Ainda dentro do que foi desenvolvido, posso citar outras ações de maior amplitude, como:

1- A criação, planejamento e operacionalização do Pelotão Escolar da Guarda Municipal do Natal;
2- Crescimento de 77% no atendimento de ocorrências realizadas pela Guarda Municipal quando comparado o ano de 2014 ao de 2013, o que configura em mais guardas nas ruas;
3- A elaboração e planejamento do Pelotão da Guarda Municipal que vai atuar em missões da Semurb;
4- A ampliação do projeto social Semente Cidadã da Guarda Municipal, com aumento de 50% no número de crianças e adolescentes atendidos, chegando hoje a 160 usuários;
5- A implantação do atendimento psicológico e nutricional no projeto Semente Cidadã;
6- A ampliação dos dias de atividades do Semente Cidadã, saindo de dois dias para cinco dias;
7- Implantação do projeto de segurança preventiva Feira Segura;
8- O empenho na autorização e legalização do terreno onde hoje se situa a sede da Guarda Municipal, passando esse a ser propriedade da corporação;
9- Aproximação maior do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal (Nasgam) com os agentes da corporação;
10- Capacitação permanente dos agentes da Guarda Municipal;
11- Crescimento de 30 para 60 crianças carentes atendidas pelo projeto social Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é operacionalizado pelo Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal;
12- Reestruturação da Defesa Civil Municipal, com capacitação para os agentes, novo fardamento e equipamentos de proteção individual necessários em situação de crise.

Com a saída da Semdes, voltarei aos tribunais com a motivação, dedicação, responsabilidade e afinco que fazem parte da minha personalidade.

Por fim, Agradeço ao amigo e vereador Júlio Protásio pela confiança e o apoio de sempre. Agradeço ainda a toda equipe que contribuiu no desenvolvimento do bom trabalho produzido nesses últimos nove meses. Ao comando da Guarda Municipal, seus agentes e aos servidores e amigos da Defesa Civil deixo minha gratidão e o apoio para que essas instituições cresçam cada dia mais e exerçam suas funções sempre em busca da maior eficiência possível, como deseja e merece toda a sociedade natalense.


Paulo César Ferreira da Costa
Advogado
Natal-RN, 23 de março de 2015


Nenhum comentário: