quarta-feira, 18 de março de 2015

Comando amplia patrulhamento

Semdes determinou ampliação do patrulhamento  
O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu desde o início desta semana a determinação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) de reforçar o efetivo de patrulhamento em viaturas durante essa onda de motins que está acontecendo nas unidades prisionais do Estado. A medida vem sendo cumprida de forma integrada com as demais forças de segurança pública e busca garantir a tranquilidade e o direito de ir e vir dos cidadãos natalenses.

Titular da Semdes, Paulo César, 
participou da missão
O patrulhamento da GMN vem sendo realizado pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e pelos guardas municipais lotados no Grupamento de Ação Ambiental (Gaam). Durante a última segunda-feira (17), quando as ocorrências de vandalismo foram mais fortes, o titular da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, se fez presente comandando as equipes de guardas que estavam patrulhando as ruas naquele momento.

“Depois de muita turbulência, três ônibus incendiados e muitas rebeliões, estou chegando em casa após mais uma missão, e gostaria de agradecer aos guerreiros da Guarda Municipal que participaram, ao meu lado, da operação nas ruas e avenidas da nossa cidade”, escreveu o secretário em uma rede social.

O secretário Paulo César também informou que a situação caótica do sistema prisional já tinha sido alertada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao Governo do Estado, ainda em abril de 2013. Nessa época, Paulo César presidia a Comissão de Advogados Criminalista da OAB e participou do Mutirão Carcerário realizado pelo Tribunal de Justiça (TJ) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde várias unidades prisionais do RN foram inspecionadas. “O sistema já estava na UTI e, ao final do trabalho, apresentamos um relatório mostrando a seriedade do caso”, informou.

De acordo com o comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, as guarnições de patrulhamento vão continuar ampliadas durante toda essa semana. “A Guarda Municipal está atuando integrada com as demais instituições e estamos dando a nossa contribuição para a manutenção da segurança preventiva do morador da capital”, concluiu.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: