domingo, 22 de março de 2015

Guarda busca apoio para aprovação do PCCV e criação do Fundo de Segurança Pública


Reunião debateu PCCV da GMN e a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública

A Guarda Municipal do Natal (GMN) vem lutando pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria e mais uma iniciativa foi concretizada na última sexta-feira (20) com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) da capital. A ação foi uma visita ao gabinete do vereador Júlio Protásio (PSB) realizada por uma representação da GMN, pleiteando, junto ao parlamentar, sua contribuição para aprovação do PCCV e para a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública.

A reunião contou com a participação do chefe de gabinete da Semdes, Dennis Miranda, que na oportunidade representou o secretário Paulo César Ferreira da Costa. O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, participou do encontro e explicou a situação ao vereador, apontando a necessidade da aprovação das duas medidas e relatando os benefícios para a categoria e para a sociedade, que hoje tem cada vez mais carência de segurança pública.

O vereador Júlio Protásio ouviu atento o pleito da categoria e se mostrou disposto a atuar em defesa da causa. De imediato, o parlamentar se comprometeu em averiguar o andamento do processo de aprovação do PCCV e a conversar com a Prefeitura no intuito de buscar meios que possam garantir a efetivação do plano, de modo a atender a categoria e dentro das possibilidades do Poder Executivo.

Outro ponto assumido pelo vereador Júlio Protásio foi a realização de um estudo detalhado dobre a viabilidade da criação e implantação de uma lei que efetive o Fundo Municipal de Segurança Pública. O Fundo deve dispor de recursos para investimentos voltados para a implementação das políticas públicas de prevenção à violência no âmbito municipal ou em tecnologias como câmeras, equipamentos, viaturas, melhoria da infraestrutura, cursos, seguro de vida de agentes e tudo que possa aprimorar os serviços prestados pela GMN.

O secretário da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, afirmou ser a favor da aprovação das iniciativas e explicou seu posicionamento relatando a importância da GMN dentro do atual cenário da segurança pública, como também reforçou as especificidades do agente na função de guarda municipal, que tratar-se de um profissional diferenciado dos demais servidores a partir do momento que utiliza armamento letal e tem a responsabilidade de defesa do cidadão e da ordem pública. “A prefeitura vem tratando o caso com responsabilidade e acreditamos que logo a Comissão Paritária, que vem trabalhando no processo, vai chegar a um denominador comum, onde a gestão, a categoria e a sociedade ganhem”, explicou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: